sábado, 10 de março de 2007

GDC: O Rescaldo




O evento mais uma vez teve lugar em São Francisco, iniciou-se no dia 5 de Março e terminou ontem. É assustador ver como o tempo passa a voar.


Nesta Game Developers Conference destacou-se claramente a Sony, e eles precisavam de se destacar. A PS3 está quase a ser lançada no mercado europeu e a Sony, depois de atravessar um periodo conturbado, tinha que ter algumas cartas na manga para voltar a chamar a atenção dos jornalistas e do público em geral. Sendo assim a empresa nipónica destacou-se pela apresentação do novo serviço Home, mesmo apesar de dias antes já todos saberem do que se tratava conseguiram surpreender pela positiva, e pela apresentação do jogo surpresa do evento ... Little Big Planet. É curioso como em eventos anteriores parecia que a Sony tinha perdido o jeito e neste voltaram aos velhos tempos, com um Phil Harrison que brilhou em palco mostrando, com descontracção, as funcionalidades do Home e a inovação de Little Big Planet, conseguindo captar a atenção da audiência com uma palestra muito dinâmica.


Em relação à Nintendo, a empresa há uns dias atrás já tinha revelado que não mostraria nada de espectacular ao longo da GDC. Miyamoto esteve presente, mas falou mais sobre a sua visão dos jogos, seu desenvolvimento e criação, dando ao seu discurso um cunho muito pessoal. Mesmo assim durante a sua palestra ele revelou que está a desenvolver um novo canal para a Wii, baseado na popularidade dos Mii´s, e mostrou um novo trailer de Super Mario Galaxy deixando escapar que o jogo poderá sair ainda durante este ano. Ainda durante o evento foi possivel ver um novo video a mostrar as capacidades de Super Paper Mario na Wii e seu respectivo trailer, assim como um novo video de Zelda: Phantom Hourglass para a Nintendo DS.


No que toca à Microsoft, não foram reveladas muitas novidades, foi evidente que os norte-americanos não quiseram dar grande destaque a este evento, guardando os seus trunfos, quem sabe, para os seus próprios eventos. No entanto não deixou de ter destaque a grande vitória de Gears Of War, para a X360, ao arrecadar quase todos os prémios da Game Developers Conference, a revelação de Peter Molyneux em relação às duas novas características de Fable 2 para a X360, e ainda a revelação das datas, para os mercados ocidentais, de dois RPG´s da Mistwalker que prometem fazer estragos, felismente mais cedo do que se esperava. Blue Dragon e Lost Odyssey.

Apesar do evento já ter terminado, vão aparecendo ainda matérias sobre determinados jogos e sobre palestras realizadas, à porta fechada, por alguns dos nomes sonantes, e outros menos sonantes, da indústria de videojogos. Nesta GDC houve cerca de 400 palestras por isso é natural que ainda não esteja tudo bem digerido.

Peter Molyneux revela mais um pouco de Fable 2






Entre algumas entrevistas realizadas por nomes conhecidos da indústria tinha que estar um homem que nunca perdeu nenhuma GDC. O nome é Peter Molyneux e ele revelou um pouco mais acerca do seu projecto mais ambicioso para a X360. Fable 2.


Foram feitas duas novas revelações em relação ao jogo, uma, foi facto de podermos escolher um personagem do sexo feminino e termos a oportunidade de engravidar durante o jogo, a outra, foi o tão badalado animal de estimação canino que acompanhará o nosso herói ao longo da aventura.


Fiquem com três videos que nos demonstram o potencial do animal.

Video 1


Video 2


Video 3


Se não ficaram impressionados com os gráficos, não se esqueçam que o que foi mostrado ainda é uma demonstração numa fase embrionária. Pelo menos, gráficamente, Molyneux não costuma desapontar.

No More Heroes - Novo Trailer






Da fornalha dos criadores de Killer 7 chega-nos este jogo exclusivo para a Nintendo Wii. A Suda 51 discursou na GDC onde mostrou um novo trailer do jogo.



No More Heroes promete ser um dos melhores jogos da Nintendo Wii.

The Darkness : Novo Trailer





Nesta GDC a Starbreeze também não quis deixar de dar o ar da sua graça com o trailer do seu jogo mais recente.



The Darkness tem data de lançamento agendada para dia 1 de Maio para a PS3 e X360.

sexta-feira, 9 de março de 2007

Litlle Big Planet - Mais um video





Fica aqui mais um video para os que ainda não ficaram convencidos com este jogo que promete ser espectacular.



Little Big Planet deverá ser lançado para a PS3 em 2008 via Playstation Network ou versão Blu-Ray. é à escolha do freguês.

Entrevista com Phil Harrison




Phil Harrison depois de ter dado a sua conferência esteve disponivel para os jornalistas. A entrevista foi completamente descontraída onde os jornalistas poderiam fazer as perguntas que quisessem. Melhor do que escrever é verem e ouvirem, fiquem com o video.


Miyamoto na Game Developers Conference






A conferência de Miyamoto deverá ter sido uma das mais longas desta GDC. Apesar disso, não houve muitas revelações. Do discurso destacam-se a revelação de um novo canal na Wii em que haverá um concurso de Mii´s, Miyamoto não quis aprofundar mais, e um novo trailer de Super Mario Galaxy revelando que o jogo poderá sair ainda este ano. É claro que ao longo do seu discurso teria que falar novamente na Wii, nas novas formas de inovar nos jogos, como a sua familia o influenciou na criação e desenvolvimento dos jogos e na captação de um novo publico, incluindo a sua mulher.

A conferência foi bastante agradável, vejam um excerto neste video:

Super Paper Mario : Trailer





Depois da Nintendo revelar as novidades de Super Paper Mario na Wii, chegou a vez de um trailer do jogo.


quinta-feira, 8 de março de 2007

Super Mario Galaxy : Novo Trailer






Tinha que ser. Durante a conferência de Miyamoto nesta GDC, foi mostrado ao público um novo trailer de Super Mario Galaxy. A pesar de Miyamoto não especificar datas, segundo rumores, o jogo será lançado ainda este ano durante o mês de Setembro. Fiquem com o trailer.

PS3 - Trailer de Oblivion



Elder Scrolls IV: Oblivion continua a ter data agendada para o lançamento europeu da PS3. Se assim for é um dos jogos obrigatórios.

G.R.A.W. 2 : Video Análise



Ghost Recon Advanced Warfighter 2 já se encontra disponivel nas lojas para a X360.

Zelda : Phantom Hourglass





A Nintendo aproveitou a GDC para revelar mais detalhes do novo Zelda para a DS, nomeadamente acerca do multiplayer.

Um dos jogos em questão remete um jogador para a pele de Link, que terá de explorar um labirinto. A disputa será feita a dois. Enquanto um jogador controla Link, tentando levar uns cristais para o seu reduto, o outro assume a posição dos guardas do labirinto, numa mecânica semelhante a Pac-Man. Terão de levar o máximo de cristais para o local, antes do tempo acabar. Quando isso acontece as posições invertem-se.

As personagens são controladas com o stylus, existindo áreas seguras no mapa, que permitem invulnerabilidade. No entanto o relógio não pára. Quem controla Link poderá ainda recolher power ups, permitindo tornar a personagem mais rápida ou imune por alguns segundos.

Fiquem com um video mais esclarecedor:



E um novo trailer:

Playstation Home ocupará 500 MB




Como todos sabemos o serviço "Home" será completamente gratuito. Segundo Phil Harrison, a manutenção e o desenvolvimento do projecto será suportado via e-commerce, ou seja, os custos serão suportados através da publicidade de várias empresas feita no próprio mundo virtual. O programa Home inicialmente ocupará apenas 500 MB do disco da PS3. É claro que depois de aquirirmos várias coisas com o passar do tempo, o aumento de conteúdos faz com que se ultrapassem os 500 MB iniciais. Harrison relevou também que o serviço será devidamente localizado e legendado para várias linguas de vários países, Portugal incluído.

Super Paper Mario na Wii




A Nintendo aproveitou esta GDC para revelar novidades sobre Super Paper Mario para a Nintendo Wii. Fiquem com 2 videos a explicar a mecânica do jogo na Wii.

Video 1


Video 2


O jogo deverá ser lançado nos Estados Unidos no dia 9 de Abril.

Playstation Home revelado




Foi um dos segredos mais mal guardados da Sony. No entanto quando Phil Harrison falou do Playstation Home a audiencia de jornalistas ficou completamente siderada.

O Playstation Home é basicamente uma versão mais avançada e melhorada dos Miis da Nintendo Wii, no qual os jogadores criam a sua personagem e iniciam uma vida online com estas. Será um conceito semelhante a um Sims online, mas com muitas mais opções de personalização a partir do universo Sony e não só.Uma comunidade 3D em tempo real.

Entre o que foi revelado ficou-se a saber que o serviço será gratuíto e que a fase Beta do Home terá início em Abril, tendo lançamento agendado para o Outono de 2007. Com espaços públicos e locais privados, os utilizadores poderão levar o seu avatar a fazer de tudo um pouco. Desde conviver com outros utilizadores a personalizar a sua própria residência, haverá muito para fazer.

Entre os locais públicos, os jogadores terão acesso a salas de troféus, onde poderão ver todos os seus feitos ao longo dos vários jogos, bem como admirar as conquistas de todos os outros jogadores. Outras portas darão acesso, por exemplo, a mini-jogos ou até mesmo a vários jogos que poderão ser vistos. E por falar em vistos, haverá ainda salas onde será possível ver todo o tipo de conteúdos multimédia, como filmes, por exemplo.

Outra das curiosidades é as produtoras de jogos poderem também criar os seus próprios espaços neste mundo digital da Sony. Assim a Electronic Arts, por exemplo, pode criar uma espécie de centro comercial onde mostrará as suas novidades.

E claro que isto é apenas uma amostra do que este serviço poderá oferecer quando estiver completo. Harrison disse ainda que os utilizadores vão poder partilhar com os amigos as músicas e os filmes que tenham no disco das suas consolas, e que a navegação no World Map será efectuada através de uma PSP virtual. Fiquem com os videos.



Sony revela Little Big Planet





Durante a conferência de Phil Harrison foi revelado um novo jogo online chamado Little Big Planet. Pode-se dizer que o projecto inovador dos estúdios da Media Molecule foi um dos grandes destaques da conferência. Neste jogo o jogador tem a oportunidade de criar os seus próprios niveis, e é ele quem decide como interagir com os cenários. Mais tarde quando o próprio jogador achar que o jogo está ao seu gosto, pode convidar os seus amigos da sua lista online, para jogarem nele.

Durante a GDC foram mostrados quatro personagens a jogarem numa fase repleta de interacções físicas, que obrigavam os jogadores a agir de forma cooperativa e competitiva, simultaneamente. Falando assim até parece que o jogo não é nada de especial, mas vejam os videos para terem uma ideia do potencial.








Little Big Planet deverá chegar à PS3 em 2008. Mas ainda durante este ano deverá estar disponivel no Playstation Network uma versão Trial.

quarta-feira, 7 de março de 2007

Mercenaries 2 : World In Flames




Mais dois novos videos dissecados da Game developers Coference. Desta feita trata-se de Mercenaries 2. World in Flames.





O jogo ainda não tem data marcada, mas sabe-se que vai estar disponivel para quase todas as consolas caseiras.

Forza Motorsport 2 : 2 Videos




Forza Motorsport 2 deu, e dá, o ar da sua graça nesta GDC. Quem for ao evento tem a oportunidade de experimentar esta pérola. Fiquem com 2 videos.





O jogo tem lançamento marcado para 1 de Maio do corrente ano e é um exclusivo X360.

Spiderman 3: Previsão NBC



O filme estreia nas salas de cinema no dia 4 de Maio.

Electronic Games Monthly - Número Grátis


O futuro passará indiscutívelmente pelas revistas digitais. Fiquem com o numero de Abril da revista Electronic Games Monthly. Na revista destaca-se, claramente, uma entrevista exclusiva a Peter Moore, e um exclusivo sobre Ratchet & Clanck para a PS3. Para conseguirem ver/ler a revista têm que se registar gratuítamente e adquirir o Zinio Reader que é uma espécie de Adobe Acrobat Reader melhorado. Cliquem aqui que eles explicam os passos todos que têm que dar. É fácil, não custa nada e vale a pena ler porque a revista tem qualidade.

O regresso de Earthworm Jim





Dave Perry numa recente entrevista concedida aos jornalistas na GDC, revelou que, ele e grande parte dos membros da sua antiga equipa da Shiny, voltaram a reunir-se e estão bastante interessados em desenvolver um novo Earthworm Jim. Mais desenvolvimentos poderão ser dados ao longo desta GDC.

Xbox Live chega aos 6 milhões





John Porcaro da Microsoft, anunciou hoje na GDC que a comunidade do Xbox Live chegou aos 6 milhões de membros. O numero atingido conseguiu superar as expectativas da Microsoft que esperaria chegar aos 6 milhões só no próximo mês de Junho. Foi também anunciado que já está disponivel no Live um episódio exclusivo de South Park em alta definição.

terça-feira, 6 de março de 2007

Blue Dragon em Setembro e Lost Odyssey no Natal





Durante o dia de hoje na GDC, Hironobu Sakaguchi disse aos jornalistas que Blue Dragon será lançado durante o mês de Agosto nos Estados Unidos. E como se ainda não bastasse revelou que o jogo terá 3 conteúdos descarregáveis, através do Live, meses após o lançamento. O jogo será dobrado em inglês, mas poderemos mudar a linguagem para japonês. No que respeita ao nosso mercado o jogo chegará em Setembro.

Sakaguchi pronunciou-se também sobre Lost Odyssey, prometendo que o jogo fará bom uso do motor de jogo Unreal Engine 3 e deverá conter uma qualidade gráfica superior a Gears of War. Que assim seja.

Lost Odyssey deverá ter lançamento mundial (Europa incluida) neste Natal.

MotorStorm : Novo anuncio televisivo

Já se começa a sentir a chegada da PS3 ao mercado europeu. Ultimamente tem chegada uma enchurrada de videos sobre os seus jogos. Desta vez temos um novo anuncio televisivo de MotorStorm.



O jogo é um dos grandes jogos de lançamento da PS3 e promete ser bastante divertido em modo multijogador via online.

Heavenly Sword - Versão Cinemática


De repente um jogo que havia estado "fechado" à imprensa, num cofre a sete chaves durante meses, começa a ser divulgado com 2 novos videos em apenas 2 dias. Ontem foi um pequeno video de 17 segundos. Hoje temos um video a mostrar o trabalho da equipa de produção com novas imagens do jogo. Amanhã ... err... amanhã ou depois, e se não for pedir muito, espero novos videos mostrados na Game Developers Conference. Para já fiquem com o video legendado em português.



Heavenly Sword promete ser um dos grandes jogos da PS3.

segunda-feira, 5 de março de 2007

PS3 Novo Anuncio TV

A Sony já disponibilizou um novo anuncio televisivo relativo à PS3.




Deve ser dos anúncios mais sórdidos a que já assisti.

Game Developers Conference começou hoje

Durante 4 dias (de 5 a 9 de Março) vai-se realizar em São Francisco a Game Developers Conference deste ano. Em anos anteriores este evento nunca teve muito impacto e atenção, tratava-se de um evento feito exclusivamente para produtoras onde se discutia muitas vezes qual o caminho a tomar no que toca ao desenvolvimento dos videojogos, ou então falava-se sobre novas ferramentas de programação, ou outros temas mais complexos.


Mas nos ultimos anos o evento tem tido uma onda mais consumista, as produtoras têm usado este certame para mostrarem e promoverem os seus produtos e as 3 grandes produtoras de consolas também têm aproveitado para abrir o apetite do publico em geral.


Por exemplo, este é mais um ano que promete ser interessante, tudo devido às paletras de Phil Harrison (4ª feira às 18h30) e Shigeru Miyamoto (5ª feira às 18H30). Enquanto que Phil Harrison tem nas suas notas grandes revelações no que respeita à PS3, da parte da Nintendo eles afirmam que não irão revelar novidades com respeito à sua Nintendo Wii. Mas Miyamoto consegue sempre colmatar a falta de novidades com a sua presença, onde quer que vá, é sempre uma grande atracção.

A Microsoft também poderá revelar algumas novidades, mas a empresa não tem dado grande destaque ao seu cartaz, pode ser que haja surpresas. Haverá também outras palestras de nomes sonantes da indústria e, claro, novidades no que toca a jogos de outras produtoras de jogos.


Ao longo da semana vou colocando aqui algumas novidades que serão apresentadas durante o evento.

God Of War 2 em Abril na Europa


Depois de sucessivas mudanças de datas, a Sony anunciou hoje a data definitiva do lançamento europeu. God Of War 2 chegará ao nosso mercado no dia 18 de Abril, mais de um mês depois da versão norte americana (13 de Março). É esperar e desesperar por este espectacular jogo.

Heavenly Sword - Video Gameplay

O video foi retirado de uma série de TV canadiana chamada "Heroes". São poucos segundos, mas já dá para os fãs ficarem babados com a qualidade gráfica e para se especular muito sobre Heavenly Sword.



O jogo tem data marcada para Junho deste ano e por enquanto, apesar dos produtores estarem em pulgas para revelarem algo mais sobre o jogo, a pedido da Sony, tudo continua no segredo dos deuses. Quem sabe se nesta GDC eles revelem mais qualquer coisa.

Xbox Live Arcade - 150 MB é agora o Limite

É das primeiras boas novas que a Microsoft irá anunciar nesta Games Developers Conference. O limite de jogos do XBLA deixou de ser de apenas de 50 MB, passando para os 150MB. Sendo assim já aparecerá no XBLA jogos mais complexos, dando até a oportunidade aos programadores de poderem dar um maior uso à sua imaginação. Ainda durante o evento a Microsoft irá apresentar jogos novos para o XBLA, eis os nomes: Boom Boom Rocket, 3D Ultra Minigolf Adventures, Eets: Chowdown, Jetpac Refuelled e Pinball FX.

domingo, 4 de março de 2007

Confirma-se: Jogos PS3 a 59.99€

Há uns dias a SCEE disse-me que os jogos 1st party seriam vendidos em Portugal a 59,99€. É claro que espalhei a noticia, em primeira mão, aos quatro cantos do mundo online português. E é claro que muitos ficaram apreensivos quanto à boa nova que tinha postado. Como muitos são como São Tomé, com a velha premissa de "ver para crer", deixo aqui a publicidade que vem num folheto da cadeia de lojas Toys´r´Us.

Agora resta saber quanto custarão os jogos das 3rd parties. Está ali o Ridge Racer 7 da Namco ao mesmo preço que os outros da Sony, mas Ridge Racer custuma ser sempre um jogo de lançamento de uma consola Sony.

(Agradecimentos ao user Skybastos que postou o folheto no fórum IC.)

God of War na PSP

Já era mais do que esperado que God Of War viesse a mostrar o seu esplendor na consola portátil da Sony. A confirmação vem na capa do manual de God Of War 2 , em que aparece na parte de trás a data de 2007 e o nome PSP.

Bioshock - Video Gameplay

Aparentemente este video do evento X06 nunca viu a luz do dia. A narradora é Melissa Miller uma das produtoras da 2K. Vejam e deliciem-se com os gráficos de Bioshock.


O jogo, por enquanto, é um exclusivo X360 e PC. Quanto a datas, será lançado no dia 21 de Agosto nos Estados Unidos

Nostalgia: Super Metroid - Anuncio Japonês