sexta-feira, 23 de março de 2007

PS3 lançamento europeu dentro das expectativas ?

Depois de alguns responsáveis dizerem que a ruptura de stock seria algo negativo para o lançamento europeu, depois de algumas lojas terem feito o seu próprio lançamento da consola, oferecendo até televisores HD e havendo tanta publicidade como disse no post anterior, será que é normal não haver assim tanta procura como era esperado?

De facto a consola não teve a procura que a Sony esperava. Talvez haja muitos factores que não ofereçam estimulos aos consumidores. Começando logo pela data de lançamento. O mês de Março é um mês bastante fraco para vendas, será que houve aqui uma falha estratégica na calendarização? Vejam o caso da Wii e da X360 que escolheram as datas de lançamento das suas consolas perto do Natal. No entanto a Sony não tinha outra alternativa, escolher o próximo Natal seria entregar o ouro à Microsoft, o atraso no lançamento europeu prejudicou imenso. Certamente que as vendas não foram assim tão más, mas se a consola fosse lançada em Novembro não sei se hoje estaríamos a ver fotos de recintos semi-vazios.

O que não compreendo também são os jornais, que informam, e mal, que as consolas só estariam disponiveis para quem fizesse pré-reserva. Hoje para um tira-teimas, fui calmamente a um hipermercado e estavam lá cerca de 10 consolas para venda ao público. É certo que estavam umas 30 reservadas mas que estavam à venda estavam. Nem precisei de andar à procura. Parece que não, mas as pessoas ao pensarem que já está tudo esgotado acham que já não têm qualquer hipotese. Ainda ontem estava a falar com um amigo em que ele me dizia que não iria comprar no lançamento porque não tinha reservado.

Depois também fiquei estupefacto, como se não estivesse habituado a isso, com o numero de jogos de lançamento, dos 30 jogos de lançamento anunciados, havia menos de metade à venda. No entanto haviam acessórios com fartura.

Outro factor que causou também este desaceleramento em comprar a PS3, foi o facto de haver uma consola rival chamada X360. Neste momento a X360 é a consola com os melhores jogos do mercado. E quem estiver informado sabe que a máquina tem muitos e bons jogos de qualidade para oferecer. O caso das exclusividades já não serem o que eram também deixa muitos jogadores apreensivos. E a falta de um jogo mais forte no line up da PS3 também contribuiu para o insucesso,

Hoje em dia a maior parte dos jogadores de consola tem internet e estão informados do que se passa na indústria. Sabem que mais tarde ou mais cedo a Sony terá que baixar o preço da PS3. À Sony cabe-lhes mostrar o que têm para oferecer, e só conseguirão chamar mais publico se apresentarem jogos exclusivos que faça com que o publico alvo fique com insónias só de querer jogar a esses exclusivos. Até lá os jogadores vão-se contentando com as outras consolas incluindo a sua irmã mais velha PS2.

Lançamento PS3 em Londres oferece TV´s HD


A B.B.C. reportou há poucas horas atrás que quem comprou uma PS3, na Virgin Megastore de Londres, levou gratuitamente uma televisão de alta definição, Sony BRAVIA , de 46 polegadas . Foram oferecidas mais de 100 televisões.

Preocupada com a segurança dos consumidores, a Sony, ofereceu ainda uma viagem de táxi até casa, para todos aqueles que compraram a consola nos primeiros minutos.

Completamente surreal, só pela televisão já valia a pena estar ali naquele lançamento.

Magazine Playstation 3 de graça

Depois das revistas gratuítas dedicadas às consolas portáteis e à X360, chegou a vez da magazine gratuíta dedicada à Playstation 3. A revista foi lançada propositadamente para coincidir com o lançamento europeu da consola. Nela podemos ler análises a todos os jogos do lançamento da PS3 assim como previsões dos 20 jogos mais desejados deste ano de 2007.

Já sabem, para sacar gratuitamente, só têm de clicar na imagem.

Ninja Gaiden Sigma - 3 Videos Novos

Video 1


Video 2


Video 3


Segundo o site 1UP, Ninja Gaiden Sigma deverá chegar ao mercado norte-americano em Junho.

Microsoft tenta estragar lançamento PS3 em França

A Microsoft durante a noite do lançamento parisiense da PS3 tentou desviar a atenção do publico através de um barco alusivo à X360.



Uma imagem vale mais do que mil palavras, mas melhor do que uma imagem é um video.




A Microsoft conseguiu surpreender toda a gente.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Uncharted: Drake´s Fortune - Novas imagens



Depois da revista Game Informer mostrar-nos novas imagens de Uncharted: Drake´s Fortune chegou a vez do site homónimo mostrar algumas imagens novas do jogo PS3 que promete fazer furor. Fiquem com as imagens:





Devil May Cry 4 - Scans

Depois de ter sido anunciado no incio desta semana como jogo multiplataformas, chegou a vez de aparecerem imagens, da versão PS3 de Devil May Cry 4, na revista japonesa Famitsu. Fiquem com os scans da revista:




quarta-feira, 21 de março de 2007

A febre PlayStation 3


A dois dias do lançamento europeu da PS3, em Portugal é quase impossível não irmos de encontro a um cartaz com as letras Playstation 3, desde lojas e hipermercados que providenciam reservas, lojas abertas à meia-noite proprositadamente para o lançamento da consola, até apresentações da consola feitas por pequenas lojas, sendo fácil de encontrar letreiros com os dizeres "Venham ver o poder da PS3" ou "Venham ver a consola de sonho" entre outros.

O facto é que a consola mesmo que seja a mais cara do mercado, mesmo que não tenha, na opinião de muitos, um line-up apelativo, consegue chamar a atenção do público em geral. É fácil vermos e ouvirmos o patrocinio Sony PS3 num programa de televisão ou rádio portugueses, ou ouvir publicidade radiofónica da Worten, em que oferece uma PS3, no dia 22 de Março pelas 22h30, a quem apresentar o penteado mais original. É revistas, posters, rádios, televisões, todos falam da PS3 como se fosse a consola de sonho. O que se passa em Portugal não é unico e a febre contagia toda a Europa.

Em Espanha a procura é doentia, em França vai haver um evento especial nos Campos Elísios, junto à Torre Effeil, onde serão postas à venda mil consolas. Em Itália a venda de consolas começou mais cedo devido a um erro de impressão num folheto publicitário de uma cadeia de lojas. A rivalidade entre lojas italianas é tanta que a concorrência pôs mesmo as consolas à venda ao publico durante o dia de hoje, pensando que a publicidade estava correcta. Em Inglaterra a Virgin Megastore de Londres decidiu criar uma espécie de centro de acampamento para todos aqueles que querem ser os primeiros a comprar uma PS3. Os que quiserem já podem acampar nesse centro com o conforto de estar dentro de um dos andares da Megastore ( ao menos não estão ao frio).

É assim a febre por uma consola que até pode nem ser aquilo que querem fazer dela, mas que não consegue fugir ao apelo das massas e da imprensa mundial.

terça-feira, 20 de março de 2007

HGZine Nº2

A HandHeld Gamerzine é mais uma magazine gratuíta dedicada às consolas e jogos portáteis, incluindo telemóveis. Neste nº 2 podemos encontrar análises a Lunar Knights, Prince of Persia: Rival Swords, Phoenix Wright, Spectrobes e outros. Inclui também previsões aos jogos My Sims, Call Of Duty Roads to Victory, Tomb Raider Anniversary e muitos outros. Entre outras coisas, este numero também tem um especial da Sumo Digital a explicar como os jogos de consolas são convertidos para a PSP.

Cliquem na imagem para poderem descarregar a magazine:

360Zine: Nº4

Neste numero 4 da Gamerzine dedicada à X360 o destaque vai todo para Bioshock, que inclui uma entrevista com Ken Levine e uma previsão do jogo. A revista faz também previsões a Frontlines: Fuel of War, Brothers in Arms e Sega Rally. Em termos de análises, neste numero são analisados os jogos GRAW 2, Bullet Witch, UEFA Champions League 06/07 e NBA Street Homecourt.

Cliquem na imagem para descarregar gratuítamente a magazine:

X360 Elite - Nova Versão


Desta vez parece que é mesmo para valer. Após vários rumores que apontavam para uma nova X360 parece que desta vez os rumores deixaram de o ser, basta apenas o anuncio oficial da Microsoft.

A nova versão chamar-se-à X360 Elite e será, inicialmente, lançada no mercado em pequenas quantidades já no próximo mês de Abril por 479 dolares. Aqui ficam algumas caracteristícas desta nova versão:

  • A consola será totalmente negra, incluindo os gamepads, o headset e a própria embalagem;

  • Suportará HDMI com cabos incluídos;

  • Disco rigido de 120GB

  • A consola aquece menos do que as versões anteriores, no entanto ainda não há a confirmação se já incluirá os novos processadores de 65 nm;

  • Não vem com drive HD-DVD;

  • Não é compativel com Wi-fi;

  • Ainda durante este Verão, haverá uma nova versão X360 Elite, de cor branca, que irá substituir a versão Premium ficando ao mesmo preço desta.

Vamos aguardar por algo oficial.

Ace Combat 6 exclusivo X360 ?

Através da revista japonesa, Famitsu X360, foi revelado um novo Ace Combat para a consola da Microsoft.

Segundo a revista, Ace Combat 6, chegará ao mercado nipónico ainda este ano, e será um exclusivo X360 onde poderemos contar com vários modos de jogo multiplayer mediante o Xbox Live. Entre esses modos estão o Team Battle, o modo co-op, Battle Royale, incluindo a opção de podermos mudar algumas regras do jogo.




Depois disto só falta a Konami anunciar que MGS4 vai ser lançado também na X360. Um dia em grande para os possuidores de uma X360 .

Devil May Cry 4 também na X360


É a grande surpresa do dia, e nada melhor do que arrefecer o hype do lançamento europeu de uma consola, do que com o anuncio de um jogo que supostamente seria exclusivo para a PS3, ser também lançado para a rival X360. A bem da verdade quando o jogo foi apresentado no Tokyo Game Show do ano passado, já se falava de uma suposta versão X360, mas a CAPCOM nunca divulgou nada de concreto. Hoje veio a confirmação. Não há sequer um exclusivo temporário, ambas as versões deverão sair em datas aproximadas.

Fiquem com um cheirinho do que se pode esperar deste jogo com um trailer:


Devil May Cry 4 ainda não tem data de lançamento definida.

Mass Effect: entrevista




O site Gametrailers durante a GDC deste ano teve a oportunidade de entrevistar Greg Zeschuk, presidente da Bioware Corps, e Ray Muzyka. Nesta entrevista os dois falam em como querem fazer de Mass Effect uma experiência cinematográfica nunca antes vista num videojogo. Dêem uma vista de olhos pelo video.


O jogo estará à venda nas lojas no dia 22 de Maio e é um exclusivo X360.

segunda-feira, 19 de março de 2007

PS3 - Actualização de firmware no lançamento europeu


Quem comprar uma PS3 já nesta 6ª feira poderá fazer via online, através do Playstation Network, a mais recente actualização de firmware para a versão 1.6. . (Aliás quem já tiver uma PS3 poderá fazê-la no dia 22 de Março.)

A actualização irá aumentar a retrocompatibilidade da consola, trazendo também a tão aguardada opção de podermos efectuar downloads em “background”, e podermos efectuar mais do que um download ao mesmo tempo, embora de uma forma ainda limitada. Ou seja podemos fazer outras coisas na PS3, enquanto estamos a efectuar um download de algo.

Também foi adicionada a opção de aceder à PS3 por intermédio da PSP pela Internet num acesso local, pois antes apenas dava por intermédio do WiFi da consola versão 60 GB, abrindo também esta, conectividade com a PSP para os possuidores da PS3 20GB.

Foram também efectuados ajustes ao browser da PS3, nomeadamente na detecção do tipo de TV que possuímos e a inclusão de uma maior compatibilidade com os vários modelos de teclados do mercado.

Ninja Gaiden Sigma - Scans

A edição de Abril de 2007 da PlayStation Magazine destaca Ninja Gaiden Sigma para a PS3, que é nada mais nada menos do que um remake com alguns extras do clássico Ninja Gaiden da Xbox . De acordo com a publicação, tudo foi refeito: cenários, inimigos, personagens, animações, texturas, etc. O jogo terá 19 capítulos, mais três do que a antiga versão Xbox, e um novo nivel de dificuldade.

Segundo a revista, o Sixaxis permitirá que o jogador aumente o poder das magias; o jogo correrá a uns 60 frames por segundo, com efeitos de sombras projectadas nos próprios modelos a uma resolução de 720p; o jogo também poderá ser jogado a partir do disco, em instalação parcial ou completa (já a pensar naqueles jogadores que não querem perder tempo com os carregamentos). Os conteúdos para download ainda estão em discussão com a Sony; no entanto, o sistema de classificação de karma e leaderboards continuará intacto, e os jogadores poderão ver os resultados uns dos outros para cada capítulo (como quantas vezes morreu, por exemplo).

Rachel, que desta vez será personagem jogável, oferecerá uma jogabilidade consideravelmente diferente da de Ryu. Muitas das novidades do jogo serão vistas ao jogar com ela. Rachel terá as suas próprias missões ligadas ao enredo, além de ter também golpes e animações diferentes.

Fiquem com os scans:



Final Fantasy Tactics: The Lion War - Scans

A Square Enix quis comemorar o décimo aniversário de Final Fantasy Tactics, desenvolvendo uma nova versão do jogo para a PSP. Em Final Fantasy Tactics: The Lion War para além de termos a oportunidade de jogar novamente a um dos melhores Final Fantasy, temos também novas caracteristicas. Entre as quais destacam-se a vertente multiplayer, o modo co-op e novos videos. A ultima grande novidade é que poderemos também jogar com Balthier de Final Fantasy XII.

O jogo deverá ser lançado no Japão já no dia 10 de Maio sem que hajam datas especificas para os mercados ocidentais. Entretanto fiquem com os scans:

Final Fantasy VII: Crisis Core - Scans


As revistas Denkegi Playstation e Famitsu publicaram novas imagens de Final Fantasy: Crisis Core para a PSP. Neste novo jogo a personagem principal, Zack, terá que fazer uso da sua memória para realizar alguns dos ataques especiais. O jogo neste momento está a 70% do seu desenvolvimento e será mostrada uma demo na Square Enix Party 2007 já no próximo mês de Maio no Japão.

Fiquem com os scans:


O jogo deverá ser lançado no mercado japonês ainda este ano e deverá ser um dos jogos obrigatórios para os possuidores de uma PSP.

domingo, 18 de março de 2007

Uncharted: Drake´s Fortune


Uncharted: Drake´s Fortune é o novo jogo para a PS3 da Naughty Dog apresentado há uns tempos atrás na E3, na altura ainda sem nome. Drake´s Fortune fez algum furor principalmente quando se sabe que quem está por trás é a Naughty Dog que consegue puxar quase sempre ao máximo pelas capacidades das consolas da Sony. Desta vez a revista Game Informer tem um artigo exclusivo acerca do jogo, onde dá mais detalhes acerca do mesmo.

Sendo assim, segundo a revista norte-americana, o jogo terá uma história emotiva que irá conter cerca de 50 minutos de CG. Estará detalhadamente animado com cerca de 3 mil animações diferentes. Desde diferentes tipos de corrida, até diferentes tipos de animação facial. Os cenários serão ultra vivos, tudo estará devidamente animado com efeitos de sombra e luz. A banda sonora será dinamica, ou seja, ao longo do jogo, conforme as nossas acções as músicas vão sendo diferentes.

A revista revelou também que o jogo estará mais voltado para a vertente singleplayer e que tem data de lançamento prevista para finais de 2007. Fala-se também que a Naughty Dog brevemente irá revelar um novo trailer.

Mas em vez deste blá, blá, blá, nada melhor do que darem uma vista de olhos pelos scans para saberem mais pormenores de outro jogo que promete fazer furor.