sexta-feira, 23 de março de 2007

PS3 lançamento europeu dentro das expectativas ?

Depois de alguns responsáveis dizerem que a ruptura de stock seria algo negativo para o lançamento europeu, depois de algumas lojas terem feito o seu próprio lançamento da consola, oferecendo até televisores HD e havendo tanta publicidade como disse no post anterior, será que é normal não haver assim tanta procura como era esperado?

De facto a consola não teve a procura que a Sony esperava. Talvez haja muitos factores que não ofereçam estimulos aos consumidores. Começando logo pela data de lançamento. O mês de Março é um mês bastante fraco para vendas, será que houve aqui uma falha estratégica na calendarização? Vejam o caso da Wii e da X360 que escolheram as datas de lançamento das suas consolas perto do Natal. No entanto a Sony não tinha outra alternativa, escolher o próximo Natal seria entregar o ouro à Microsoft, o atraso no lançamento europeu prejudicou imenso. Certamente que as vendas não foram assim tão más, mas se a consola fosse lançada em Novembro não sei se hoje estaríamos a ver fotos de recintos semi-vazios.

O que não compreendo também são os jornais, que informam, e mal, que as consolas só estariam disponiveis para quem fizesse pré-reserva. Hoje para um tira-teimas, fui calmamente a um hipermercado e estavam lá cerca de 10 consolas para venda ao público. É certo que estavam umas 30 reservadas mas que estavam à venda estavam. Nem precisei de andar à procura. Parece que não, mas as pessoas ao pensarem que já está tudo esgotado acham que já não têm qualquer hipotese. Ainda ontem estava a falar com um amigo em que ele me dizia que não iria comprar no lançamento porque não tinha reservado.

Depois também fiquei estupefacto, como se não estivesse habituado a isso, com o numero de jogos de lançamento, dos 30 jogos de lançamento anunciados, havia menos de metade à venda. No entanto haviam acessórios com fartura.

Outro factor que causou também este desaceleramento em comprar a PS3, foi o facto de haver uma consola rival chamada X360. Neste momento a X360 é a consola com os melhores jogos do mercado. E quem estiver informado sabe que a máquina tem muitos e bons jogos de qualidade para oferecer. O caso das exclusividades já não serem o que eram também deixa muitos jogadores apreensivos. E a falta de um jogo mais forte no line up da PS3 também contribuiu para o insucesso,

Hoje em dia a maior parte dos jogadores de consola tem internet e estão informados do que se passa na indústria. Sabem que mais tarde ou mais cedo a Sony terá que baixar o preço da PS3. À Sony cabe-lhes mostrar o que têm para oferecer, e só conseguirão chamar mais publico se apresentarem jogos exclusivos que faça com que o publico alvo fique com insónias só de querer jogar a esses exclusivos. Até lá os jogadores vão-se contentando com as outras consolas incluindo a sua irmã mais velha PS2.

5 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo o ultimo paragrafo.

Pelo menos é assim o que passa por aqui ou vai passar, durante algum tempo.

Anónimo disse...

A ps3 é uma grande bomba, quando ela baixar de preço de certeza que a Sony vai ter bastante sucesso. É como dizes se a consola fosse lançada no Natal já estaria esgotadíssima. O publico que gosta de psx é o mainstream, essas pessoas nunca irão dar 600€ por uma consola. Vão ficar à espera que o preço baixe´.

Mandalorian disse...

Sim concordo. Talvez quem compre agora a consola sejam mesmo aqueles que gostam de ter tecnologia de ponta e não se importam de comprar uma consola por 600€.

Luis Magalhaes disse...

Bom rescaldo. A PS3 é uma grande máquina, mas quem a comprar agora está a pagar por potencial, não por conteúdo. Quem puder gastar o dinheiro não sai desapontado, mas quem não poder também não está ainda a perder muito.

Um aparte... a consola com melhores jogos no mercado ainda não é a 360... é a PS2. ;) Este é que vai ser o ano da 360, mas vai ter que corresponder tudo ás elevadas expectativas.

Anónimo disse...

Qualquer consola estás a pagar por potencial... ora. Isso é uma argumentação esfarrapada.

No que interessa, os Jogos, toda a geração passada surpreendeu a meio de cada ciclo de vida de cada consola com títulos bombásticos.

GOWII/SotC
Ninja Gaiden
Resident Evil 4

E será que vale pagar potencial a preço de ouro? Deixa o aparecer, e que já não seja potencial mas realidade e o Hardware não seja uma exploração para os pobres. E ai sim... há que por os fabricantes na ordem por esticarem-se demais do consumidor a cada geração em geração... e é o que está a acontecer. (só compra quem pode também... quem não pode azar, não compra)