sábado, 6 de janeiro de 2007

Reflexão: Piratas a bordo

Felismente hoje em dia com a internet temos facilmente acesso a todos os tipos de ferramentas e informação multimédia, desde filmes, a musica, a software informático, passando pelas séries de TV, pelos livros, pelos videojogos e pelos tão conhecidos sites/blogs de conteúdos de informação. Mas nem tudo são rosas...

O ponto positivo deste turbilhão de informação e de acessos "gratuítos", é que hoje em dia qualquer pessoa fica informada ou interessada em coisas que nunca na vida poderia ter acesso ou conhecimento. Com a internet podemos conhecer pessoas com interesses totalmente diferentes dos nossos e que nos podem despertar para novos interesses, ou então, podemos encontrar pessoas que tenham os mesmos interesses e que partilhem connosco as suas opiniões ou que nos transmitam as suas experiências pessoais, dando-nos uma maior riqueza pessoal e uma sensação de satisfação.

O ponto negativo, e acho que aqui o ponto negativo é muito mais forte do que o positivo, é que com tanta informação acabamos por nos perder. Acabamos por não dar o devido valor às pessoas que estão ali por tráz daqueles conteúdos, que passam horas a tentar criar algo que mexa connosco. Acabamos por não nos lembrar que há pessoas que trabalham muito para que aquilo que estamos a visualizar, a ouvir ou a sentir, seja chegado até nós. Com tanta informação e com tanta facilidade em obtê-la, acaba-se por ter uma sensação de frustração, parece que nos falta qualquer coisa e no entanto temos tudo. Não sou psicólogo, mas talvez seja um sentimento próprio da condição humana. Talvez um tipo que ganhe o Euromilhões tenha um sentimento parecido.

Piratas a bordo, porque com tanta informação aparece sempre pessoas que querem aproveitar-se dos interesses dos outros para ganhar dinheiro e para ganhar alguma consideração. Porque as pessoas gostam de se exibir e não dão o devido valor aos tipos que trabalham dia e noite, afincadamente, para que um mero texto de 4 ou 5 parágrafos chegue a uma redacção com conteúdo verdadeiramente interessante e importante. Porque as pessoas já não dão importância ao trabalho de um filme de 2 horas que demorou anos a ser concebido. Porque as pessoas não querem saber que um videojogo tirou centenas de horas de sono, a uma equipa com dezenas ou centenas de programadores, para que ficasse uma obra prima. Porque as pessoas deixaram de dar valor. Porque quem dá valor, ainda é gozado ao dar um pequeno balúrdio para ter uma coisa de que gosta verdadeiramente. Porque a informação aparece no ecrã e com um só clique já temos o nosso PC a descarregar. Porque tudo ficou tão fácil e simples. Porque nada é restricto e proibído.

Acabamos, todos, por ser piratas a bordo deste mar que é a internet.

2 comentários:

Leandro Pinto disse...

Bom post, tudo verdade. Continua com este teu projecto porque vale bem a pena.

by: leandro_pt (IC)

Mandalorian disse...

Obrigado e volta sempre. Eu gostava de ter mais tempo para isto, mas é impossivel. Faço o q posso. Ja 3 pessoas q estao por dentro se ofereceram para apoiar o projecto, mas prefiro ter um espaço so meu.