sábado, 30 de dezembro de 2006

Para os saudosistas...

 

Já diz o poeta "Recordar é viver", mas isso nem sempre quer dizer que naquele tempo é que era. Há pessoas que andam muito agarradas ao passado e não sabem ver o que o presente lhes oferece.

No outro dia estava a conduzir a altas horas da madrugada e enquanto conduzia ouvia rádio. Às vezes gosto de ouvir rádio que tenha um tema em que os ouvintes liguem e comentem sobre aquele tema. No entanto como não ouvi desde inicio só apanhei um ouvinte a comentar que no tempo dele é que era, que no tempo dele não havia carros e que as pessoas ou andavam a pé ou andavam de bicicleta. No tempo dele ganhava 26 escudos por mês, mal tinha dinheiro para comer. No tempo dele as crianças iam a pé para a escola e os pais não iam buscá-las. Para este ouvinte no tempo dele é que tudo era bom, apesar de tudo ser tão dificil. Acha que acontece sempre o mesmo com todo o tipo de saudosismo, até mesmo aqueles saudosistas que falam de videojogos, que dizem que no tempo deles é que os jogos eram divertidos.

Como tal decidi fazer uma pequena viagem no tempo e vermos como eram os tempos dos anos 80. Decidi escolher o Spectrum porque para mim foi um dos grandes impulsionadores dos jogos e do aparecimeto de programadores europeus.

 

ZX Spectrum 48K

 

Esta maravilha tecnológica foi um grande sucesso em todo o mundo, principalmente no Reino Unido. Foi lançado em 1982 e foi concebido com a filosofia de ser o computador a cores mais barato do mercado. O hardware foi concebido por Richard Altwasser da Sinclair Research, e o software foi criado por Steve Vickers, autor do tão aclamado Sinclair Basic. Este computador já trazia uma pequena coluna incorporada capaz de fazer pouco mais do que pequenos ruídos. Ao longo dos anos houve vários modelos de Spectrum´s em que trouxeram pequenas melhorias, como mais memória, leitor de cassetes incorporado, etc. 

 

A resolução dos jogos desta máquina era qualquer coisa como 256x192, capaz de produzir apenas 8 cores diferentes, o que na altura era uma das melhores resoluções do mercado. No entanto o maior problema do Spectrum era só conseguir usar 2 cores por pixel, o que fazia com que os jogos tivessem muito poucas cores no ecrã. No entanto os programadores mais dotados conseguiam fazer maravilhas.

 

A produção do Spectrum 48k começou com cerca de 20 mil unidades por mês, esperando-se que até ao final do ano fossem vendidas cerca de 300 a 400 mil unidades. No entanto as coisas não foram bem assim. A procura excedeu, em larga escala, a oferta e as primeiras máquinas só chegaram 3 meses depois do prometido.  O Spectrum também teve vários problemas, isto porque como já começava a ser muito conhecido começaram a aparecer os clones. Clones esses que curiosamente ajudaram ao Spectrum a manter-se no mercado durante vários anos. Um desses clones foi produzido pela norte-americana Timex, foi um dos poucos clones autorizados pela Sinclair.

 

 

Timex um dos clones mais conhecidos.

Os problemas de produção só foram resolvidos um ano mais tarde, só por encomenda foram vendidos cerca de 200 mil unidades. As vendas aumentaram ainda mais quando a Sinclair decidiu vender os Spectrum´s nas lojas, chegando facilmente a serem vendidos,  no Reino Unido, cerca de 15 mil unidades por semana.

 

Uma das grandes razões para o sucesso deste microcomputador,  foi ter uma grande variedade de jogos disponiveis. E depois também houve um grande interesse em programar jogos para ele, sendo bastante acessivel, para quem estivesse realmente interessado. Bastava apenas uma ou duas pessoas produzirem no seu quarto um jogo. Começaram também por a aparecer revistas que faziam questão de que os seus leitores enviassem jogos para elas, para que  esses jogos pudessem ser divulgados juntamente com a revista. E  foi assim que começou a aparecer novos talentos.

 

Especificações:

Firmware:

3.54 MHz Zilog Z80A CPU

 16K / 48K RAM (mais tarde 128K RAM)
Resolução:32 x 22  texto no ecrã
 256 x 192 resolução dos pixéis
 8 cores
Som:1 canal, 5 octavias (16/48K Spectrums)
 3 canais, 7 octavias (128K Spectrums)
I/O:Z80 bus, leitor, cabo RF televisão (Todos os Spectrums)
 Keypad numérico externo (Spectrum 128)
 RS232 - Midi Out, RGB, Joystick (Spectrum 128, +2, +2A, +3)
Storage:Leitor de cassetes embutido (Spectrum +2, +2A)
 Leitor de disquetes embutido (Spectrum +3)

Software:

Para jogar os maravilhosos jogos do Spectrum, era necessário uma TV, ao iniciarmos  tinhamos que primeiro escrever a mitica frase LOAD""  e carregar no botão Play do leitor de cassetes. Depois era esperar que o jogo carregasse. Por vezes havia problemas porque a gravação da cassete poderia estar defeituosa, ou então o problema podia estar na afinação do nosso leitor. Por vezes passáva-se horas a tentar afinar o leitor, coisa que com experiência e prática acabava-se por se tornar numa tarefa fácil.

Normalmente os loadings demoravam em média 5 a 10 minutos. Conforme fossem os jogos. Por vezes ao olharmos para o tamanho da fita da cassete poderíamos determinar se um determinado  jogo era mais ou menos detalhado. Quanto maior fosse o carregamento do jogo, maior seria a complexidade gráfica do mesmo.

Chase HQ - grande sucesso das arcadas

 

Os jogos na sua maior parte eram vendidos a 250 escudos (1,5 € ) . E também na sua maioria eram jogo piratas. Era muito fácil de piratear. Bastava ter dois leitores, um deles teria de ter a capacidade de gravar, e assim gravava-se de uma cassete para a outra. Normalmente os originais em Portugal não abundavam e chegavam a custar 2.500 escudos (12,5 €) .

 

O Spectrum em Portugal e em todo o mundo, foi um estrondoso sucesso. E na altura eu passava mais horas a afinar o leitor, e a ver os jogos a crashar ao fim de 5/10 minutos de loading, do que a jogar. Coisa que hoje em dia seria impensável. Hoje temos internet e muito mais com que nos entreter. Sendo assim é melhor deixarmos o passado bem enterrado e estarmos bem contentes com o presente que temos. É muito melhor jogar agora videojogos,  do que era jogá-los à 20 anos atrás, A memória engana-nos tantas vezes. E não é só nos videojogos, mas ao longo de toda a nossa vida.

1 comentário:

Anónimo disse...


ctin isabel marant dicker boots
http://www.isabelmarantshoes.co.uk/lace-up-sneakers-c-3.html
isabel marant store
To reach 100% customer satisfactory. bqpwk